terça-feira, 31 de março de 2015

Redução da maioridade penal é aprovada


 











Do Correio Braziliense
Sob protestos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à constituição que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal. A PEC 171/1993 foi considerada constitucional por 42 deputados, que aprovaram o relatório do deputado Marcos Rogério (PDT/RO) – favorável à admissibilidade da proposta – diante de 17 votos contra. Ele foi escolhido como novo relator após o parecer original, do deputado Luiz Couto (PT-PB), contrário à admissibilidade da proposta, ser vencido por 43 a 21 votos.
O texto segue para análise de uma comissão especial a ser formada que pode demorar até 40 sessões e terá de passar por duas votações no plenário da Câmara. “Ela (a PEC) visa reduzir um direito individual, o que é expressamente proibido", afirmou Couto, ao defender que a proposta deveria ser arquivada por alterar uma cláusula imutável da Constituição de 1988. Ele também destacou a ineficácia da medida para reduzir a violência.
Segundo dados do Ministério da Justiça de 2011, menos de 1% dos homicídios foram cometidos por menores de 18 anos. Do total de jovens que cumprem medidas socioeducativa, a maioria cometeu que crimes patrimoniais como furto e roubo (43,7% do total) e envolvimento com o tráfico de drogas (26,6%).
Desde o início da sessão, PT, PSol e PCdoB usaram manobras regimentais a fim de impedir a votação, mas foram vencidos. Eles tentaram sem sucesso evitar a inversão de pauta para que o projeto fosse o primeiro item a ser discutido e retirar o tema da pauta, além de promoverem obstrução, se revezando em discursos. De acordo com eles, a mudança é inconstitucional por querer alterar cláusulas imutáveis da Constituição. Já parlamentares favoráveis se pronunciaram brevemente, a fim de agilizar o debate.
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), também destacou a inconstitucionalidade da medida. O partido estuda enviar um mandado se segurança ao Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de evitar a tramitação da PEC. Ele lembrou ainda que o Estado da Criança e do Adolescente (ECA) prevê sanções a menores infratores. “É possível que um adulto fique menos tempo preso por um homicídio do que um adolescente que cometa o mesmo crime”, afirmou.
Por outro lado, o deputado Evandro Gussi (PV/SP) afirmou que não é unanimidade entre juristas o entendimento da inconstitucionalidade. "Não há essa leitura apenas. Vamos afastar essa ideia de que essa é uma cláusula pétrea" disse. O deputado Giovani Cherini (PDT/RS) ressaltou que é preciso diminuir a certeza da impunidade de adolescentes de 16 anos que cometem crimes.
O que muda
A Proposta de Emenda à Constituição 171 de 1993 altera a redação do artigo 228 da Constituição Federal, reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos. Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que a partir dos 12 anos, os jovens estão sujeitos a sanções por cometerem crimes, sendo três anos o tempo máximo de internação. As medidas socioeducativas tem caráter predominantemente educativo e não punitivo. Elas incluem prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.

Dilma: Prefiro barulho da democracia ao silêncio oprimido da ditadura

No discurso de posse de Edinho Silva como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, nesta terça-feira (31), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou que as liberdades de expressão e de imprensa são a grande conquista do processo de redemocratização do país.


Agência Brasil
“Desejo ao ministro Edinho imenso sucesso em suas novas funções. Vão lhe exigir muito trabalho, muita dedicação”, disse Dilma ao dar posse ao ministro Edinho Silva 
 “Desejo ao ministro Edinho imenso sucesso em suas novas funções. Vão lhe exigir muito trabalho, muita dedicação”, disse Dilma ao dar posse ao ministro Edinho Silva
Ela salientou que a população deve ter o direito de criticar e de apoiar o governo sem consequências e sem repressão. “É preciso ter liberdade de ir às ruas reivindicar direitos ou simplesmente protestar. No Brasil, nós temos de saber conviver com isso”, destacou. “Tenho reiterado, em várias circunstâncias, que preferimos o barulho das vozes na democracia ao silêncio oprimido das falas escondidas nas ditaduras”, salientou a presidenta.

E completou: “Quem, como eu e todos da minha geração, viveu sob uma ditadura sabe o imenso valor da liberdade de expressão e de imprensa. Estamos comprometidos com o direito de se manifestar, de informar, de criticar. Somos contra a censura, a autocensura, as pressões, os lobbies e os interesses não confessados que podem coibir o direito a livre manifestação e à liberdade de imprensa”.

Comunicação pública

Dilma destacou o papel da comunicação pública que tem o compromisso de garantir a transparência. “O governo tem o dever de levar informação pública à população. Deve mostrar suas ideias, propostas e realizações. Deve explicar suas decisões, defender seus critérios e conversar com o povo por todos os meios legítimos que tiver à sua disposição. O governo precisa levar à frente a comunicação”, defende.

Ela salientou que esse dever ganha importância diante do momento atual do país, de ajuste fiscal econômico. “Temos obrigação de explicar ao povo que passamos por uma conjuntura que exige maior rigor nos gastos públicos e ajustes para que o país volte a crescer o mais breve possível. Tenho certeza de que o ministro Edinho seguirá esta linha de atuação para a comunicação do governo”, declarou.

A presidenta destacou que o novo ministro tem grande “sensibilidade política” e "capacidade de relacionamento com todos os setores da sociedade e da mídia” e agradeceu o antecessor, Thomas Traumann.

Edinho Silva assumiu no lugar do jornalista Thomas Traumann, que deixou o cargo na última quarta-feira (25). Edinho foi por duas vezes seguidas prefeito de Araraquara, entre 2001 e 2008, deputado estadual (2010-2014) e presidente do PT no Estado de São Paulo.

Sociólogo pela Universidade Estadual Paulista, ele tem mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos.

Verbas de publicidade

Na posse Dilma também afirmou que a secretaria apoiará a “expansão das teias de opiniões, olhares e interpretações da realidade”.

“Em suas práticas a Secom respeitará sempre o direito de todos ao conhecimento e apoiará, nos marcos da nossa legislação, a expansão das teias de opiniões, olhares e interpretações de realidade a disposição dos brasileiros", afirmou Dilma.

A afirmação da presidenta dá um claro sinal a grande mídia golpista que tem feita uma campanha de factoides e mentiras contra o governo e as forças progressistas. Dilma declarou que a Secom adotará o mais rigoroso cuidado em relação à veiculação de informação pública e a publicidade oficial. “Em respeito aos brasileiros de todas as camadas sociais e culturais, e de todos os pontos do país, adotará critérios justos e corretos na veiculação dos seus serviços”, completou a presidente.


Com informações da Agência Brasil e Portal Brasil

sexta-feira, 27 de março de 2015

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM CEDRO-PE












    Na tarde dessa quinta feira (26), Policiais Militares do 8º BPM(GT CEDRO), durante Operação Sossego, foram acionados pela central de ocorrência do pelotão local para atender uma ocorrência de roubo a estabelecimento comercial no.  Ao chegar no Sítio Barro Branco, Cedro-PE, a vítima: Vinicius silva Luciano, informou que, por volta das 16:00h,  dois indivíduos encapuzados chegaram em uma motocicleta, modelo bross, no seu estabelecimento e um deles, portando uma arma de fogo (revólver),  efetuou o roubo enquanto o outro aguardava na motocicleta levando uma quantia em dinheiro não informada. Após o delito, os infratores evadiram do local tomando destino ao estado do CE. Foram feitas diligências e em seguida a ocorrência foi encaminhada à DPC local onde foi lavrado um Inquérito Policial para apuração dos fatos. 
WWW.SERTAOCENTRAL.COM

segunda-feira, 23 de março de 2015

Centenas de candidatos lotaram a Capital do Vaqueiro para realização do concurso Público



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 (Foto: Portal Serrita)
 
Centenas de candidatos prestaram neste domingo (22), em Serrita as provas para o concurso público municipal, onde deixou a cidade agitada e centenas de pessoas acordaram cedo para participarem do concurso.

Apesar de muita correria o processo durante o período da manhã transcorreu normalmente, porém foi possível encontrar pessoas chegando atrasadas por conta das chuvas na zona rural do município, além daquelas que não compareceram.

O concurso disponibilizou 351 vagas na administração municipal da 'Capital do Vaqueiro', nos níveis fundamental, médio e superior. As provas foram aplicadas neste domingo (22), e a divulgação do gabarito esta previsto para sair nesta segunda (23). O concurso vai ser homologado no dia 10 de maio, quando os aprovados devem ser chamados para assumir os cargos.

Fonte:Portal Serrita

Pedreiro torturado e enterrado vivo por traficantes sai de cova sozinho e vai atrás de bandidos

sobr300
    A história de um pedreiro Cearense comoveu o país nos últimos dias, ele foi torturado e enterrado vivo por traficantes, porém conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no sábado (14) e, pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.
De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que, supostamente ajudou a Polícia Militar nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.
O pedreiro, que está sob proteção policial, passou duas horas sob tortura. Ele sofreu enforcamento e foi enterrado vivo. Os suspeitos acharam que o homem estava morto e foram embora. “Ele conseguiu sair sozinho da cova. E ainda saiu atrás do bandidos antes de conseguir pedir ajuda na cidade. A PM faz buscas para tentar prender os suspeitos. 
(Com informações do G1/CE e Agências de Notícias)

sexta-feira, 20 de março de 2015

Cid, candidato à Presidência em 2018


 








    Cid Gomes deve despontar como o mais novo candidato à Presidência em 2018. É o que aponta o colunista Ilimar Franco. Segundo ele, o ex-ministro da Educação quer ser o porta-voz do eleitor “contra tudo e contra todos”, por onde já passaram o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e a presidenciável Marina Silva.
Dirigentes políticos acreditam que, no atual cenário, com a criminalização de doações eleitorais, escândalos de corrupção e com a crise econômica, haveria espaço para a ‘antipolítica’.
Cid deixou o governo em bate-boca no Congresso, após chamar deputados de “achacadores”. Ele fez críticas de "oportunismo" à base aliada e disse que preferia ser acusado de "mal-educado" a ser acusado de "achaque", apontando para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Nesta quinta-feira, a Câmara ingressou com uma ação por danos morais contra ele e com uma representação contra ele na Procuradoria-Geral da República. A ação, ajuizada na Justiça Federal, argumenta que ele feriu a imagem da Casa com suas declarações e pede que a indenização seja revertida ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Fonte: Magno Martins

FHC: corrupção na Petrobras é quase um bebê


 
















De O Globo

Ex-presidente ressaltou que o escândalo que acontece na estatal não 'é uma senhora idosa', como disse a presidente Dilma - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na noite desta quinta-feira, em entrevista ao programa "Diálogos", da Globonews, que o atual escândalo de corrupção na Petrobras 'é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê'. Na segunda-feira, em entrevista coletiva, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que a corrupção no Brasil 'é uma senhora bastante idosa', ao rebater as acusações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que o mal está no Executivo, e não no Legislativo.
O ex-presidente afirmou que a organização criada na estatal é algo novo, dos governos petistas.
— Ouvi a presidente dizer que a corrupção 'é uma senhora idosa'. Mas o que é isso? É a conduta errada de pessoas. Nós não estamos discutindo no Brasil que A, B ou C fizeram alguma corrupção. Nós estamos dizendo que uma organização que junto com funcionários nomeados pelo governo, da Petrobras , sustentação por parte de governo, por parte de partidos, ligação com empresas para formar um caixa para ser usado na política, isso é fato novo, digamos. Tem algo disso no mensalão — disse FH.
— Getúlio (Vargas) nunca organizou um sistema para se manter no poder às custas dos cofres públicos, que é o que está acontecendo hoje. Você acha que esse sistema pode ser organizado sem os partidos? Você acha que os governos não percebem? Eu não estou acusando, porque eu não tenho nenhuma prova, mas não posso imaginar que todo mundo seja ingênuo. Em Brasília, todo mundo falava do que acontecia com a Petrobras. (esse sistema) isso é fato novo. Não é a corrupção da senhora antiga. É uma corrupção de uma mocinha de muito poucos anos, um bebê, quase — acrescentou.
O tucano disse que a atual crise do governo é econômica, de condução política, social e moral.
— Essa (crise) de hoje é um conglomerado de crises.
Segundo ele, o grande problema do governo Dilma é de credibilidade.
— Não é questão de popularidade, é de credibilidade. No meu governo, eu perdi a popularidade mas não a credibilidade. Fui até o fim com maioria no Congresso, apoio dos setores de investimento e recuperei.
Segundo FH, o Brasil vive um momento de cooptação política, e não de coalizão. Defendendo a reforma política, o tucano acrescentou que hoje o país tem poucos partidos de fato no Congresso.
— Nós não vivemos mais no regime de coalizão, e sim o de cooptação. Na coalizão, você junta dois ou três partidos que são diferentes, mas tem um programa, uma sustentação, legitimação. A partir de certo momento, isso foi desaparecendo. Começou com a crise no mensalão. Em vez do presidente Lula fazer aliança com o PMDB, fez aliança dispersa que não deu muito certo. Agora, o que está acontecendo no Congresso? Vinte e poucos partidos no Congresso, 30 no Brasil, 39 ministérios. É receita pro fracasso. E não são partidos. Alguns são, poucos, dois, três, quatro. O resto são aglomerados de pessoas que se juntam para ter um pedaço do orçamento.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Cid Gomes pede demissão após discutir com deputados na Câmara



4045547_x360

Depois de discutir com deputados no plenário e abandonar o recinto da Câmara em meio à sessão na tarde desta quarta-feira (18), o ministro da Educação, Cid Gomes, foi ao Palácio do Planalto e pediu demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou.
O pedido ocorreu logo depois de o ministro participar na Câmara dos Deputados de sessão em que declarou que deputados “oportunistas” devem sair do governo.
“A minha declaração na Câmara, é óbvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em caráter irrevogável”, declarou o ministro.
O Palácio do Planalto informou após a demissão de Cid Gomes que o secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, comandará o Ministério da Educação interinamente. Costa já foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foi secretário-executivo do MEC em 2014, quando a pasta era chefiada por Henrique Paim.
Do plenário, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, chegou a anunciar a demissão antes mesmo de ter sido oficializada. “Comunico à Casa o comunicado que recebi do chefe da Casa Civil [ministro Aloizio Mercadante] comunicando a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes”, anunciou Cunha no plenário.
Depois, a Presidência da República divulgou nota oficial com o seguinte teor: “O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta.”
No Palácio do Planalto, após ter pedido demissão, Cid Gomes falou em defesa da presidente Dilma Rousseff, que ele disse considerar ter “as qualidades necessárias” para governar o país.
Na garagem privativa do palácio, ele classificou a presidente como uma pessoa “séria” e avaliou que o combate à corrupção adotado pelo governo “fragilizou” a relação dela com boa parte dos partidos.
“O que a Dilma está fazendo é limpar o governo do que está acontecendo de corrupção. Essa crise de corrupção é uma crise anterior a ela. Ela está limpando e não esta permitindo isso. Ela está mudando isso. E isso, óbvio, cria desconforto”, afirmou. “Vocês viram quantos deputados do PP recebiam mensalidade de um diretor da Petrobras? Isso é que era a base do poder e ela [Dilma] está mudando isso”, disse Cid Gomes, ao citar a lista de políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal por suspeita de envolvido com o esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.
O agora ex-ministro da Educação completou ao dizer que o Congresso Nacional virou o “antipoder” e aposta no “quanto pior, melhor”, frase repetida diversas vezes pela presidente Dilma ao falar “dos que pregam a instabilidade institucional” no país.
“Eu considero o Legislativo fundamental para a democracia. O que é lamentável é a sua composição, a forma do parlamento se relacionar com o poder. Virou o antipoder. Ou tomam parte do poder ou apostam no quanto pior, melhor para assumir o poder”, completou.
O ministro também disse “lamentar” pela educação por deixar o cargo neste momento. “Lamento muito. Agradeço, mas estou aqui entregando o cargo de ministro. [...] Estou feliz. Lamento pela educação do Brasil, porque tem muito o que fazer e eu estava entusiasmado. Mas, enfim, a conjuntura política impede a minha presença”, disse.
PMDB
O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), afirmou que, se Dilma não demitisse Cid, passaria uma mensagem de que “concorda” com a declaração do ministro de que “muitos” deputados da base têm “postura de oportunismo”.
“A presidente Dilma é uma pessoa com formação democrática. Não esperávamos outra atitude que não fosse essa. A posição correta era fazer. Não tomar essa atitude seria uma mensagem muito ruim, de que o governo concorda com essa atitude”, disse.

 G1

domingo, 15 de março de 2015

Prefeito de Cedro esclarece questões à população

Resultado de imagem para portalfm cedro-pe
     Na manhã do último sábado dia 14 de março o prefeito do município de Cedro, Josenildo Leite Soares esteve visitando os estúdios da rádio portal Fm 104,9, onde cedeu uma entrevista exclusiva ao programa conexão popular, apresentado por Ranis Cardoso, Luciano Cesário e Tiago Assuelho. Durante as indagações foram levantadas questões relativas a sociedade cedrense, principalmente se tratando de saúde e educação.
     Referente às obras de infraestrutura o gestor enalteceu a pavimentação asfáltica da cidade e prometeu que provavelmente ainda nesse ano o restante da obra será concluída, afirmou também que busca parcerias com o governo estadual para a realização da obra asfáltica que liga a cidade de Cedro ao município de Serrita.
     Sobre a educação o prefeito disse que aguarda a liberação do orçamento da união para a aquisição de ônibus escolares que venham a substituir as atuais caminhonetes. Segundo ele a prefeitura está no aguardo por uma empresa que venceu um processo licitatório afim de instalar ar condicionados nas escolas municipais, o gestor reclamou da demora, pois isso poderá gerar vários impasses que dificultem a execução da obra.
     Na esfera da saúde Josenildo Leite explicou as dificuldades enfrentadas pelo município, principalmente na contratação de médicos plantonistas, pois segundo ele os profissionais exigem um valor salarial fora da realidade econômica do município.
     Sobre as eleições de 2016 o gestor afirmou que ainda é muito cedo discutir sobre esse tema, entretanto disse que o grupo situacionista no qual ele lidera apresenta fortes nomes que tem capacidade de concorrer ao cargo e vencer as eleições, principalmente com o apoio de instituições importantes. Josenildo Leite assegurou que o foco no próximo pleito será o de vencer as eleições e não discutir de forma exagerada quem será o seu sucessor.

     Para finalizar o momento o prefeito agradeceu a oportunidade e prometeu entregar importantes obras da sua gestão no seu último biênio de administração. Segundo ele o seu governo através da secretaria de obras foi o que mais entregou obras relevantes para a população cedrense.
Matéria: Luciano Cesário

segunda-feira, 9 de março de 2015

Cedro vive momento de incertezas políticas

Resultado de imagem para eleições 2016Resultado de imagem para neguinho cedr-peResultado de imagem para oposição de Cedro-pe
         
          O ano de 2015 inicia-se com um panorama indefinido, se tratando das decisões políticas do município. Tanto na oposição quanto na situação ocorre certas distorções de informações egressas de decisões internas.
          A base aliada do prefeito Josenildo Leite Soares ainda não se manifestou sobre o possível sucessor do atual gestor para as eleições de 2016, ocorreram apenas manifestações pessoais, como é o caso de Ricardo Urias, secretário de educação e Dr. Chicão, Vereador do legislativo cedrense que manifestaram interesse em concorrer ao cargo de prefeito. Segundo os próprios integrantes da base, o prefeito estaria agindo com cautela e que o mesmo considera precipitada a escolha nesse momento. Ao que parece vem muita surpresa por aí, isso irá depender primordialmente das pesquisas internas realizadas pelo próprio partido ou grupo.
          Já a oposição declara que o candidato ao posto de prefeito para 2016 será o mesmo que concorreu em 2012, o empresário Antônio Leite. O que provocou uma incerteza no grupo foi a impugnação da chapa da candidata à presidência do sindicato dos trabalhadores rurais de Cedro Leidimar Maria Filha. Sendo assim, o grupo da situação tem um problema a menos, pois a chapa de Negô do Barro Branco até agora é a única apta para concorrer ao pleito. Os oposicionistas recorreram à justiça comum e afirmaram que repudiam a decisão da comissão eleitoral da entidade na qual proíbe a chapa de Leidimar a concorrer às eleições. A decisão oficial da justiça sobre esse caso pode sair até o final dessa semana.

         Diante do cenário que vem se desenhando no que se diz respeito a política local é possível observar, que o grupo da oposição está de certa forma resignado aguardando uma decisão oficial do atual prefeito, mas por outro lado já se sabe qual será a pauta partidária para 2016 já que Antônio Leite é o Pré- candidato oficial. Já a situação demonstra executar táticas inteligentes como é o caso das eleições do sindicato, o que preocupa é também a resignação quanto a escolha do sucessor de Josenildo Leite Soares, pois apesar de distante, quando se trata de política 2016 parece estar mais próximo do que nunca.
Resultado de imagem para eleições 2016 em cedro-pe
Matéria: Luciano Cesário

quinta-feira, 5 de março de 2015

Eleições do STR agitam os bastidores políticos do Cedro





Resultado de imagem para nego do barro branco cedro-peResultado de imagem para leidimar maria filha blog portal cedroResultado de imagem para leidimar maria filha blog portal cedro
     


 Como já prenunciado pelo blog de olho em Cedro no início do ano as eleições sindicais iriam protagonizar as batalhas eleitorais do ano de 2015. No início desse mês de março está ocorrendo de forma intensificada a campanha eleitoral para a escolha do futuro presidente. O que causou um revés nessa situação foi a impugnação da candidatura da chapa 2 liderada pela até então candidata a presidenta Leidimar Maria Filha, isso ocorreu devido a reprovação da candidatura efetuada pela comissão eleitoral do STR. Até agora a chapa 1 é a única apta a concorrer às eleições, a mesma é liderada pelo atual presidente do sindicato Negô do Barro Branco.
       A chapa oposicionista que é encabeçada por Leidimar e Gumercino divulgou uma nota nessa quinta-feira dia 05/03/2015 esclarecendo o atual momento. Segundo a nota a chapa 2 já recorreu à justiça comum e tomará as medidas cabíveis para concorrer às eleições em tempo hábil.
       Até o exato momento nenhuma das chapas concederam entrevistas a rádio local (portal fm). A população está ávida por informações, principalmente os associados do sindicato dos trabalhadores rurais (STR), que devem participar das discussões sobre o pleito que acontecerá em abril de forma atuante. As informações no momento se encontram um pouco distorcidas, mas a única coisa que se pode afirmar de concreto até agora é que apenas uma chapa concorrerá as eleições, e a mesma é encabeçada por Negô do Barro Branco e Maria iêda.

Matéria: Luciano Cesário

quarta-feira, 4 de março de 2015

Compesa e Prefeitura de Cedro adotam medidas para evitar vazamentos na rede de água


DSCN9974
A Compesa, em parceria com a Prefeitura de Cedro, adotou medidas para reduzir a pressão da água na cidade, com objetivo de solucionar problemas de estouramentos na tubulação da cidade. Atendendo pedido do prefeito Josenildo Leite Soares, o Gerente Regional da Compesa, Januário Nunes de Carvalho, visitou a cidade no início desta semana. Os dois vistoriaram a Estação de Tratamento de Água e as ruas que foram afetadas pelas rupturas de canos.
Segundo a Compesa, o que tem provocado o rompimento de vários canos é a alta pressão nos encanamentos, devido o funcionamento da adutora do Sítio Abatedor. Em operação desde novembro de 2014, a adutora tem vazão de 100 mil litros água/hora, o suficiente para abastecer o município pelos próximos 30 anos. Enquanto muitas cidades sofrem com a seca, Cedro está com o abastecimento garantido.
A melhoria no abastecimento trouxe outro problema. Os vazamentos estão danificando as obras de asfaltamento, que atualmente cobrem 70% do total de ruas. Para resolver o problema é preciso cavar para chegar até o vazamento a ser arrumado. Apesar do serviço de manutenção ‘tapa buraco’, as vias irregulares e esteticamente disformes. Isso motivou o prefeito a buscar solução.
Algumas ações foram implementadas no sentido de reduzir a pressão de água no centro da cidade. O tempo de funcionamento da adutora durante o dia passou de 10h para 6h. O registro de distribuição de água, que antes era aberto em 36 voltas, foi regulado para cinco voltas. Nos horários de baixo consumo de água, nos turnos da tarde e noite, a regulagem do registro pode ser ainda maior, até três voltas.
Fonte:  Blog Alvinho Patriota

Patrocinador

Patrocinador
"Lutar pelo Social será minha Bandeira."

Hora Certa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...