sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vereador denuncia abandono da Academia das Cidades de Cedro


academia-cedro 
      Na última terça-feira (24) o vereador Aldenir Santos, o “Pelé” (PT), usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Cedro, durante a primeira sessão do ano, para denunciar o abandono da Academia das Cidades. O parlamentar levou para a tribuna inúmeras reclamações da população, usuária do equipamento público, pelo completo abandono do espaço.
Entre os problemas citados pelo vereador está a falta de iluminação da quadra de esportes, ausência de vigilância e profissionais sem pagamentos há cinco meses. O edil pede que o local seja mais cuidado, com arborização para que as famílias também possam usufruir durante o dia e que as atividades físicas sejam retomadas.
“Fiz um pronunciamento e enviei solicitação de informações, como também cobrei a sua reativação urgente. Caso não sejam tomadas as providencias, num curto espaço de tempo, entraremos com representação nos órgãos competentes”, alertou o vereador.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Rogério Matias acha prematuro discutir 2016


“Acho cedo antecipar 2016”, afirmou o secretário de Obras, Rogério Matias, durante conversa com o Portal Cedro, na manhã desta quinta-feira (26).  Ele justificou que os políticos locais se precipitam ao se apresentar como pré-candidatos neste momento.

O filho de Luiz Matias, ex-prefeito de Cedro, argumentou que sempre participou das discussões internas do partido e defende que todas as instâncias sejam ouvidas antes de qualquer decisão.

"Não se pode tomar decisão alguma enquanto não fica claro qual posição será mais politicamente vantajosa. O objetivo principal é seguir fortalecendo o partido e respeitar a decisão conjunta", observou. Ele defende também as pesquisas qualitativas e quantitativas para saber quais os nomes tem mais aceitação para ser prefeito de Cedro no lugar de Josenildo Lete Soares.

Ao ser indagado se é candidato à Prefeitura, Rogério concluiu: "Candidatura, eleições, são coisas para o ano que vem. Com certeza tem muita mudança para acontecer".
 
Fonte: portal cedro

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Vereador de Cedro esclarece as regras para a primeira eleição unificada do Conselho Tutelar.


Vereador de Cedro esclarece as regras para a primeira eleição unificada do Conselho Tutelar
O Vereador de Cedro Aldenir Santos (PT), o “Pelé”, que também é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICACE, esclarece a população e aos interessados em concorrer ao cargo, que o primeiro Processo de Escolha Unificada dos membros dos Conselhos Tutelares, ocorrerá em outubro deste ano e que os escolhidos tomarão posse em 10 de janeiro de 2016, com mandato de quatro anos, segundo a novaResolução do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CONANDA.
O processo de escolha deste ano tem algumas mudanças, como a exigência de ensino médio para os candidatos às vagas e a permissão de conselheiros atuais poderem se licenciar para concorrerem, sem perca de seus salários.
Segundo o parlamentar conselheiro, que também foi o Relator da lei no município, “essa alteração na Lei Municipal foi uma recomendação CONANDA, a fim de que o nosso município se adequasse às disposições previstas na Lei 12.696/12, garantindo os direitos sociais dos conselheiros tutelares, observando as regras gerais que asseguram a participação de todos os municípios no primeiro processo de escolha em data unificada em todo território nacional”, esclareceu Pelé.
O Prefeito do Município já recebeu recomendação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para que destine os recursos necessários à realização do primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares, previsto para acontecer em outubro de 2015.
Os interessados podem procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que funciona no mesmo prédio do Conselho Tutelar e ficar informado do processo ou aguardar as portaria do referido conselho que informará antecipadamente, de todo o processo.
-Fonte: Tribuna de Cedro

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Câmara de Vereadores de Cedro realiza audiência pública sobre proibição de venda de água de Jardim-CE na cidade


audiencia-cedroFoi realizada ontem (19) na Câmara de Vereadores de Cedro-PE uma audiência pública sobre o polêmico decreto do prefeito Josenildo Leite Soares (PSB), proibindo a venda de água proveniente de Jardim-CE no município pernambucano. O decreto foi fortemente contestado pelo vereador Aldenir Santos, o “Pelé” (PT).
A casa legislativa recebeu vários moradores que vinham sendo prejudicados pelo referido decreto. Depois de um longo debate, o Decreto n° 003/2015 foi revogado, havendo compromisso dos vendedores de água de fazer o transporte em garrafões de água mineral e não mais em baldes avulsos, como antes.
“Saio da Audiência com a sensação do dever cumprido. Não se pode admitir que o prefeito emita um decreto descabido como esse e fique por isso mesmo. Meu papel é fiscalizar as ações do Poder Executivo  e isso faço por respeito ao povo de Cedro. Como havia afirmado entes: O decreto não se sustentou, por ser autoritário e sem ouvi  a população”, comentou o vereador Pelé.
Fonte: Alvinho Patriota

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Ricardo Urias afirma que almeja o posto de prefeito para as eleições de 2016

Resultado de imagem para ricardo urias cedro-pe
        Na manhã desse sábado dia 14 de fevereiro o secretário de educação do Cedro esteve visitando os estúdios da rádio portal fm 104,9, onde concedeu uma entrevista exclusiva ao programa conexão popular.
        Ricardo Urias tratou de temas relativos à educação do município e se explicou sobre a polêmica da falta de lanche escolar em pleno início do ano letivo. Sobre isso ele afirmou ``O problema se deve devido à falta de planejamento, sendo assim eu como secretário de educação tenho que assumir a culpa e pedir desculpas aos alunos do Cedro``, ele ainda assegurou que até a próxima semana esse problema estará sanado.
        Quando perguntado porque o Cedro foi um dos municípios que mais atrasou a obra da creche municipal e porque ainda não está em funcionamento, Ricardo respondeu `` Uma série de percalços fizeram com que a creche ainda não esteja funcionando, mas em breve estaremos disponibilizando esse recinto para as crianças do município``
         O assunto transporte universitário também foi discutido, sobre esse tema Ricardo afirmou que a prefeitura já faz um repasse mensalmente para os proprietários de veículos para minimizar os gastos dos estudantes. Mas apesar disso os universitários Cedrenses ainda reclamam muito pois a constituição garante esse direito aos alunos. Diante disso Ricardo prometeu que não iria medir esforços para garantir o quanto antes o transporte gratuito para os universitários, ele afirmou que aguarda a liberação de uma verba de quase R$900 mil do governo federal para a aquisição de novos ônibus para o município.
Resultado de imagem para política
        Sobre o próximo pleito eleitoral que acontecerá em 2016 Ricardo Urias foi enfático ao afirmar`` Me sinto preparado para disputar uma possível eleição e se tornar o prefeito desse município em 2016, eu trabalhei a minha vida toda para chegar a esse posto, tenho amplo conhecimento de administração pública, pois além de ser formado nessa área tenho muitos anos de atuação, seja aqui, em são Paulo ou em Sergipe onde já trabalhei como administrador. São por essas e várias outras razões que eu me sinto preparado e sei que posso fazer a diferença a frente do comando administrativo do município``.
           Para finalizar o apresentador Luciano Cesário Indagou Ricardo sobre a realização de possíveis pesquisas internas dentro do partido relativos à sua aceitação ele não quis detalhar o resultado da devassa, mas quando perguntado por Ranis cardoso e Tiago Assuelho se tinha ficado entusiasmado com o resultado e se limitou a se dizer ``sim``.

Disputa interna?      

Recentemente Dr. Chicão, vereador do município e aliado da situação demonstrou também a sua ânsia em concorrer ao posto de prefeito, ele afirmou que não pretende mais concorrer ao cargo de vereador e que está aberto a negociações com o prefeito Josenildo Leite Soares. Além de Ricardo Urias e Dr. Chicão outros nomes estão sendo cogitados para suceder o atual prefeito nas próximas eleições, podemos citar a vereadora Anízia Matias, o secretário de obras Rogério Matias, e o empresário Marcos Preto.


 Matéria: Luciano Cesário

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dr. Chicão almeja novo posto na política cedrense

Resultado de imagem para dr chicão cedro-pe
Na manhã desse sábado dia 07 de fevereiro de 2015 o programa conexão popular apresentado por Ranis Cardoso, Luciano Cesário e Tiago Assuelho recebeu nos seus estúdios o vereador Dr. Chicão, representante do legislativo local. Durante a entrevista foram abordadas questões importantes relativas à população cedrense.
Tendo em vista o pleito eleitoral de 2016, Dr. Chicão foi enfático e garantiu que nas próximas eleições não disputará mais o posto de vereador, pois almeja um cargo de maior representatividade tendo como base seu trabalho que vem desempenhando na Câmara de vereadores.
Recentemente ganhou força a possibilidade de Dr. Chicão se tornar o candidato que irá suceder o atual prefeito Josenildo Leite Soares nas próximas eleições de 2016, isso porque dos nomes cogitados até agora aparentemente ele tem o menor índice de rejeição com a população. Segundo o próprio Dr. Chicão isso se dá devido à sua postura firme e irredutível como vereador, e pelo trabalho assistencialista como advogado que ele desenvolve para a população cedrense.
Quando indagado sobre a recente polêmica ocasionada pelo decreto 003/2015 publicado na quarta-feira dia 04 de fevereiro que proíbe a comercialização de água bruta no município, Dr. Chicão afirmou que entende o repúdio da população, mas concorda com a atitude do prefeito, pois não existe nada legalizado para a comercialização dessa água. Segundo ele, esse decreto evita precedentes para problemas futuros. Ele ainda sugeriu que deveria ser criada uma empresa especializada para o armazenamento correto dessa água, isso evitaria problemas de saúde e de comércio ilegal.
Para finalizar Dr. Chicão agradeceu a oportunidade e propôs que a população cedrense seja mais atuante nas sessões legislativas, pois assim ele terá a oportunidade de dialogar com os munícipes e buscar soluções para os problemas que assolam a cidade, bem como de elaborar propostas que venham a se concretizar em obras.

Matéria: Luciano Cesário

Comoção marca despedida do menino Antônio Vinicius



Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e vizinhos lotaram a Igreja da Matriz nesta manhã de quinta-feira (12), para dar o último adeus ao menino Antônio Vinicius, de 3 anos, que morreu atingido por uma coluna de concreto na última segunda-feira (9), em um posto de gasolina na rodovia BR-364, em Porto Velho. O enterro da criança aconteceu às 10h desta quinta-feira (12), no cemitério local. 

O pai de Vinicius, Vagner Alves, estava no posto para visitar amigos que iriam pernoitar no local. Eles amarraram diversas redes em uma estrutura de concreto que aparentemente era destinada para estender roupas. Vinicius estava deitado na rede com o pai quando a coluna de concreto que fazia a sustentação cedeu e atingiu a sua cabeça. Vagner teve lesões na perna e na coluna e segue internado no Hospital João Paulo II, onde aguarda cirurgia. 
Segundo o Instituto Criminalista, o excesso de peso teria ocasionado o acidente. O IC também aponta falha na estrutura, como mofo e falta de aço.

Os familiares estavam visivelmente comovidos e abalados. "Nós todos estamos assim, tristes. É uma dor muito forte, principalmente para os pais do menino, mas é preciso que tenhamos força mais ainda para conforta-los nesse momento tão difícil”, disse um amigo da família, que preferiu não se identificar.

Mensagens e flores foram colocadas próximas ao corpo do garoto. O caixão foi coberto pela bandeira da Escola Francisco de Assis Leite, onde o mesmo estudava.  O prefeito Josenildo Leite Soares e a vereadora e primeira dama Marly Quental estiveram presentes na cerimônia. Outras autoridades também compareceram, entre elas, o diretor da EFAL - Edson Silva, o vice-prefeito Rubens Tavares (Vavá de Nezinho), e o presidente da Câmara de Vereadores, Nana Martins.

O velório aconteceu na residência da avó, a ex-secretária de educação de Cedro, Maria de Fátima Alves Sidrim, vulgo Dona Maninha. Ela chorou bastante e foi confortada pela presença de parentes, amigos e vizinhos que passaram muitas mensagens de solidariedade.

A dor da perda foi compartilhada nas redes sociais. 









segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Enterro das vítimas de chacina em Poção é marcado pela comoção


morte
Enterro foi acompanhado por milhares de pessoas Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O enterro dos três conselheiros tutelares e da professora aposentada assassinados na noite da última sexta-feira (6), em Poção, no Agreste do Estado, foi marcado pelo clima de comoção. Milhares de pessoas acompanharam o cortejo de perto e as ruas da cidade ficaram lotadas. Conselheiros tutelares de outros municípios, além do governador Paulo Câmara (PSB) também participaram do sepultamento.
Os caixões das vítimas da chacina foram conduzidos até o cemitério da cidade em quatro carros. A todo o momento, a população, bastante comovida, aplaudia o cortejo, como uma forma de homenagear as vítimas da tragédia. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento estiveram no enterro junto com o governador.
Visivelmente emocionado, o pai do conselheiro tutelar Lindemberg Vasconcelos, o aposentado Luiz França, afirmou esperar que o empenho prometido na resolução do caso seja cumprido. “Espero que não tenha sido apenas no calor do momento, e que sejam tomadas todas as providências necessárias para que os responsáveis sejam presos e paguem pelo que fizeram”, explicou. “Toda a cidade está sentindo muito o que aconteceu. A comoção foi além de Poção”, completou Luiz França.
morte 2
Assim como no dia anterior, conselheiros tutelares de várias parte do Estado foram até a cidade neste domingo (8) para acompanhar o enterro. O grupo agendou um ato ecumênico para a próxima quinta-feira (12) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além de lembrar os colegas assassinados, a reunião tem o objetivo de discutir as reivindicações da categoria e elaborar um documento para cobrar do Estado melhores condições de trabalho.
Em entrevista ao Jonal do Commercio, o governador Paulo Câmara (PSB) garantiu que todas as medidas necessárias serão tomadas para que os conselheiros tutelares possam exercer suas funções com segurança. “Os conselheiros tutelares exercem uma função muito importante porque são funcionários públicos que trabalham em favor da coletividade. Nós vamos, como Estado, garantir as condições necessárias para que esses profissionais possam cumprir suas funções com segurança”, afirmou o governador.
JC Online

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Poção - PE urgente: Três conselheiros tutelares e uma senhora são assassinados à bala no mesmo momento.







    A pacata cidade de Poção no agreste de Pernambuco, e que fica à 200 km de Recife capital, está de luto e estarrecida com o crime brutal que aconteceu hoje, quando quatro pessoas foram mortas a tiros em uma emboscada, vitimando três conselheiros tutelares, e uma avó de uma criança que foi baleada, porem não corre risco de morte. O que levaria tamanha brutalidade para de uma só vez tirar a vida de quatro seres humanos, e três deles em seu devido cumprimento do exercício da função como conselheiros tutelares daquela cidade?! Segundo informações preliminares, o crime ocorreu no início da noite desta sexta-feira dia 06/02/2015, por volta das 19h35mim, próximo ao Sitio Cafundó, na zona Rural de Poção-PE.

Ainda segundo informações, as vítimas estavam em um veículo FIAT do Conselho Tutelar, de serviço no Sítio Cafundó, e em determinado momento foram emboscados. Os três conselheiros tutelares e uma senhora foram mortos. Uma criança que estava também no veículo foi atingida de raspão na cabeça, e não corre risco de morte.

Foram mortos os conselheiros tutelares Lindenberg Vasconcelos, que conduzia o veiculo, a conselheira Carmem Lúcia que estava no banco de trás, o outro conselheiro tutelar Daniel Farias, o qual ficou estendido no chão fora do veiculo, e a 4ª pessoa a Sra. Ana Rita Venâncio, avo da menor de 2 anos.

Os motivos do crime ainda não foram esclarecidos, e a única coisa que se sabe é que os conselheiros estavam no desempenho de suas funções quando foram mortos.

A Polícia Militar foi ao local e isolou a área, e logo acionou o SAMU que ao chegar identificou o óbito dos quatro ocupantes do veículo, e de pronto atendeu uma criança, a única vítima que se encontrava com vida.

A população ficou chocada com o bárbaro quadruplo homicídio, e o crime será investigado pela policia civil


Fonte da notícia e fotos: Pesqueira em Foco

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Vereador Pelé solta nota em resposta ao decreto da prefeitura municipal que proíbe venda de água em vias públicas do Cedro.

Nesta manhã recebemos um contato do vereador Aldenir Santos, o “Pelé”, informando sobre o Decreto n° 003/2015 do prefeito de Cedro-PE, que proíbe a comercialização de água de Jardim, município distante 18 km da ‘Capital do Milho’. “Confesso que fiquei sem compreender não só o tal Decreto (mal elaborado, sem justificativa e cheio de erros), mas o real motivo dessa atitude descabida e sem resolutividade”, disse o vereador.
De acordo com o parlamentar, a ação é abrangente, haja vista que quase toda a população de Cedro consome água do município de Jardim, comercializada por vendedores avulsos do próprio Cedro, e deveria vir acompanha de um laudo da Vigilância Sanitária de Pernambuco ou com uma justificava que comprovasse a falta de qualidade dessa água, que os moradores de Cedro consomem há mais de 20 anos.
“Seria bom que a Prefeitura trouxesse soluções para a questão da água de Cedro, isso sim. O lençol freático da região do Sitio Feijao-Bravo está comprovadamente comprometido, ocasionado pela presença do “lixão”, que está implantado naquela comunidade a anos e anos… Esse sim é um problema de gestão, sem soluções proclamadoras. A medida trata-se apenas da água consumida pela população urbana, enquanto que as pessoas da Zona Rural podem continuar fazendo uso da água que chega a suas residências, através dos carro a pipas. Qual a diferença entre o transporte de uma água e outra?”, questiona o parlamentar.
Aldenir Santos afirmou que vai cobrar, antes dos 10 dias da validade do decreto, informações objetivas e ao mesmo tempo convocar uma Audiência Pública para discutir esta situação da proibição do uso da água de Jardim. Cedemos o espaço para a versão do prefeito.

matéria: Blog Alvinho Patriota

Prefeitura de Cedro proíbe venda de água bruta em vias públicas


A  Prefeitura de Cedro publicou, nesta quarta-feira (04), o decreto 003/2015 que proíbe a venda de água bruta e/ou in natura em vias públicas do município, proveniente de qualquer localidade ou região, inclusive do município de Jardim - CE.
De acordo com a administração municipal, a água comercializada através de tambores e vasilhames,em função da inexistência do controle de sua qualidade resultará em sérios prejuízos à saúde e higiene das comunidades do município. O governo explica no decreto que ele tem como objetivo proteger a integridade física e a saúde da população.
Segundo a norma,  a violação do artigo sujeitará na apreensão do material e, caso necessário, a Prefeitura solicitará auxílio da Vigilância Sanitária e demais Órgãos de Segurança Pública - Polícia Militar e Civil.

Fonte: Portal Cedro

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Guarani vence Barro Branco e é campeão da 1ª Copa Talyta Iris


A 1ª Copa de Futebol de Campo Talyta Iris Matias chegou ao fim na tarde deste domingo (1) com vitória do Guarani sobre o Barro Branco no Estádio O Camilão, em Cedro. O duelo foi decidido por pênaltis - placar  Guarani 4 x 3 Barro Branco. Já no tempo normal, o Reis bateu o Fraldinha com o placar de 6 a 2, conquistando o 3º lugar. 

A referida Copa direcionada pelo desportista Luiz Matias e coordenador José Neilton, estreou no dia 23 de janeiro e contou com a participação de 08 equipes no jogo "mata a mata": Reis, Fraldinha, Barro Branco, Casaca de Couro, Atlético, Flamaster, Guarani e Costa.

O evento premiou os finalistas com troféus e dinheiro. Entre os patrocinadores, estiveram presentes na entrega de premiação, o empresário Antônio Leite e o comerciante Cícero Mariano (Cicinho de Maiô). A vereadora Anízia Matias, o desportista Vicente Matias (Seu Mingas), o locutor Gerson Sebastião, o contabilista Luiz Leal, o professor Kelson Gomes também participaram da solenidade. 
A Copa é uma homenagem à filha de Luiz e Anízia, a estudante de Direito, Talyta Iris Matias, falecida em 2009. 
"Eu até pedi para colocar outro nome, mas os próprios membros dos times decidiram, por unanimidade, homenageá-la, reconhecendo Talyta como fundadora do Conselho da Juventude de Cedro", explicou Luiz, parabenizando todos os participantes e ressaltando a importância da iniciativa.
"A liga é uma imagem fictícia e não pode ser desse jeito"

Temendo a decadência do futebol cedrense em detrimento da gestão esportiva, o desportista destacou que é preciso agir com urgência para que seja criada uma associação com o objetivo de sistematizar os times e a direção. Ele também defende a  limitação do mandato de dirigentes e o direito a votos para atletas.

"Entregamos aos times um modelo de associação para que os mesmos se organizem e colaborem para o efetivo registro dessa associação. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos totalmente diferentes desta liga atual, que é uma imagem fictícia e não pode ser desse jeito. A liga deve ser votada pelos times de futebol. Deve ter mandato, um tempo determinado de dois anos. Ela tem que ser altamente constituída. Esse é a nosso objetivo e vamos trabalhar para isso", concluiu.

Na ocasião, Luiz colocou olheiros no campo para observar o desempenho dos jogadores. Eles serão avaliados e passarão por novos testes. Os trinta melhores, segundo Luiz, irão compor a Seleção de Cedro e representar o município nas demais regiões.

Confira a premiação

1º    Guarani - R$ 600
2º    Barro Branco - R$ 400
3º    Reis - R$ 300
4º    Fraldinha - R$ 200 
Confira as fotos 
 
 
 
 
 
 
Fonte: portal Cedro


Patrocinador

Patrocinador
"Lutar pelo Social será minha Bandeira."

Hora Certa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...