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A décima edição da
pesquisa ABA/Top Brands, realizada pela Associação Brasileira de
Anunciantes (ABA), em parceria com TopBrands Consultoria de Branding, na
qual são destacadas as marcas mais lembradas pelos consumidores em
vários segmentos, apontou o rádio como veículo de comunicação com maior
credibilidade entre os pesquisados.
A avaliação mostra o grau de confiança na determinada categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo.
Interessante notar
a posição de destaque que o rádio ocupa entre os meios de comunicação,
assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia
móvel e operadoras de DDD.
Nesta décima
edição, os portais de internet superaram as emissoras de TV, que caíram
para a terceira posição entre os veículos de comunicação.
A pesquisa apontou que 86% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta está empatada na segunda posição com os Portais de Internet com 82%. Em seguida estão jornal 81% e revistas com 80%. Vale ressaltar que o questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor.
O setor de
telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. Operadora de
telefonia móvel ficou com 73% e as de telefonia fixa DDD com 71%.
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores.
As categorias
avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de
crédito, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de
telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos,
analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e
portal de internet.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.
“O estudo
permite, também, cruzamentos que fornecem análises de diferenças
comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões”,
complementa.
Fonte:Magno Martins
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Neste espaço discutiremos as questões do nosso município, da nossa querida terra do milho...
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Rádio é o veículo mais confiável e TVs perdem para portais
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