quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bolsa Família vai existir enquanto houver uma só família pobre no país, afirma Dilma


Dilma durante cerimônia de celebração dos 10 anos do Programa Bolsa Família. Foto: Roberto Stuckert Filho
Dilma durante cerimônia de celebração dos 10 anos do Programa Bolsa Família. Foto: Roberto Stuckert Filho
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante a comemoração de dez anos do programa Bolsa Família, nessa quarta-feira (30), que o “Programa Bolsa Família vai existir enquanto houver uma só família pobre no país”. Dilma destacou que a tecnologia social criada para transferir a renda para os mais pobres foi capaz de varrer “as políticas clientelistas centenárias do nosso país”.
“Quando criamos o Cadastro Único e colocamos os entes federados, União, estados e municípios. Aderimos a uma prática republicana e colocamos o Estado ao lado do cidadão comum. Conseguimos colocar todo o aparato do estado envolvido no atendimento às famílias do Bolsa Família sem criar relações de dominação do Estado sobre os cidadãos. Esse é um fato fundamental”, afirmou.
A presidenta ressaltou que as críticas ao programa têm por trás críticas de um “velho preconceito assistencialista”. Segundo Dilma, o dinheiro usado no Bolsa Família não é esmola, e sim transferência de renda de quem paga os impostos para uma parte da população com quem o Brasil tem uma dívida.
“Bolsa Família não é caridade, e sim uma tecnologia social de distribuição de renda e combate à desigualdade. Aí é que está a questão. Renda é poder de compra, de quem ganha o Bolsa Família que tem autonomia para decidir o que compra. (…). À medida que o Bolsa Família transfere renda dessa forma, gera liberdade de escolha, de cidadania e de consideração da pessoa que recebe como cidadã brasileira”, destacou.

Lula ataca Marina e diz que FHC quebrou o país 3 vezes


Lula tres.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff esteja em campanha e rebateu a ex-ministra Marina Silva (PSB), que afirmou que o governo Fernando Henrique Cardoso deixou como legado a estabilidade econômica, que a gestão Lula trouxe inclusão social, mas que Dilma não tinha uma marca própria.
- A Marina precisa só compreender o seguinte: ela entrou no governo junto comigo em 2003 e ela sabe que o Brasil tem hoje mais estabilidade em todos os níveis que a gente tinha quando entramos. Herdamos do FHC um país muito inseguro, não tinha nenhuma estabilidade – disse. – Ela deve se esquecer que em 1998 a política cambial fez esse país quebrar três vezes. Acho que é importante perguntar para ver se ela se lembra. Nunca tivemos tanto tempo de estabilidade econômica como temos agora. Nunca tivemos um país tão seguro do seu futuro como temos agora – acrescentou. (De O GLOBO – Chico de Gois)

Senador e pré-candidato ao governo de PE Armando Monteiro, fala ao Programa Nossa Voz


ARMANDO
O senador Armando Monteiro (PTB) pré-candidato ao governo de Pernambuco concedeu entrevista exclusiva ao Programa Nossa Voz, da Grande Rio FM, desta quinta-feira (31).
A aliança desintegrada dos partidos que compõem a Frente Popular, um possível apoio do prefeito de Petrolina, a aliança do Governador Eduardo Campos e Marina Silva, a consolidação de sua candidatura ao Governo do Estado e uma análise critica da gestão em Pernambuco foram alguns dos assuntos abordados na entrevista.  
 Apontado como um dos nomes do PT para disputar a eleição em 2014 e enfrentar a indicação do governador Eduardo Campos (PSB), antes seu aliado político, o cotado Armando Monteiro confirma sua pré-candidatura e afirma que o pré-lançamento do governador à presidência da República afastou o PTB de sua base política, porque segundo ele, a sigla está mais próxima da presidente Dilma Rousseff (PT).   
 “A partir daí houve uma dispersão dos partidos que estavam na base do governador, os partidos da Frente Popular em Pernambuco. Meu partido está integrado à base de apoio a reeleição da presidenta Dilma e existe uma aspiração de nosso partido e de outras forças dessa aliança que deseja construir uma candidatura. Sempre deixei claro que meu nome está à disposição, mas também sempre deixei claro que não podemos ser candidato de nós mesmos e muito menos de um partido”, afirma que está imbuído na perspectiva de consolidar a sua candidatura.
 Sem demonstrar ansiedade, o pré-candidato diz que conta com o apoio dos partidos que estão em órbita com o PT, mas afirma que ainda estão em conversação. “As convenções só acontecerão em junho do ano que vem, portanto teremos muito tempo para discutir a formação de chapa e de alianças, por enquanto só queremos fortalecer o palanque da presidenta em Pernambuco”, disse.
 Diante da pesquisa que registra a aceitação maciça do seu nome para o governo do Estado, o senador que antecipou a viabilidade de sua pré-campanha, declara que não teme o crescimento dos adversários nas sondagens a partir das divulgações dos projetos para 2014. “Não nos surpreendeu o resultado das pesquisas, me sinto feliz com o resultado de confiança e reconhecimento à nossa trajetória. Recebemos também com muita cautela e com um senso de responsabilidade e humildade, ou seja, esse momento da pesquisa está muito distante da eleição, quase um ano nos separam das eleições de 2014”.    
E reforça ainda que o momento é de ampliar as alianças. Depois de rasgar a seda para o prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB), Monteiro disse que está disposto a buscar seu apoio. “Lossio é uma figura marcante, que conseguiu implementar importantes programas no município, a exemplo da Nova Semente e consegue ter seu nome cogitado para disputar o governo do Estado, tem gabarito para isso, portanto, não descartamos o seu apoio, por ter um perfil de um político novo,  que faz a política com espírito público e compromisso. Estaremos dialogando com ele sobre a perspectiva de amanhã uma eventual divergência ou de um apoio, não é possível antecipar, vamos aguardar a discussão definida do PMDB”.        
Aliança Eduardo e Marina Silva
 Questionado sobre a avaliação da aliança do Governador Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva e se ele acredita numa chapa puro sangue do PSB para a presidência, Armando Monteiro salientou a importância dessa nova conjuntura política, do impacto no Brasil, mas pontua que ainda não há como contabilizar em votos a tal aliança. “Até que ponto esses dois personagens e os dois partidos [Rede Sustentabilidade e o PSB] vão conseguir encontrar uma identidade programática, um discurso que seja absolutamente coerente para que a partir daí possa apresentar ao eleitorado nacional como algo verdadeiramente novo. Eles têm o grande desafio de construir essa identidade política”, disse, mas preferiu não fazer avaliação, ainda, dessa união.  
Apoio na região 
As adesões à sua pré-candidatura vêm animando o senador. Alguns políticos da região já anteciparam apoio, o ex-deputado Geraldo Coelho, o ex-prefeito de Cabrobó Eudes Caldas; os deputados Adalberto Cavalcanti e Odacy Amorim, que pretendem formar uma dobradinha nas próximas eleições em 2014. “Vejo como vantajosa essa dobradinha densa que vai ser muito fértil”. Ele cita também o apoio do ex-presidente da Assembleia Legislativa Romário Dias, no Agreste; do pré-candidato a deputado estadual Álvaro Porto, no Agreste Meridional; do prefeito de Limoeiro Ricardo Teobaldo, no Agreste Setentrional e na região da Mata Norte; e destaque filiações da região metropolitana. “Temos o suporte do ex-prefeito de São Lourenço, Jaime Pereira; o ex-prefeito de Moreno, Vavá Rufino; o ex-presidente da Câmara do Recife, Josenildo Sinésio, pois achamos que saímos fortalecidos desse processo”, cita.   
Promessas
 Diante das eventuais críticas de que o governador Eduardo Campos prioriza a região metropolitana e governa de costas para o sertão, Armando Monteiro especifica que há um desequilíbrio no processo do desenvolvimento em todo o Pernambuco. “O efeito é muito concentrador do desenvolvimento. (…) Houve até uma ação indutora do Governo do Estado para tentar inverter um pouco essa lógica, o governador esteve empenhado no desenvolvimento e até levou para a região de Goiana a fábrica da Fiat, para criar outro polo de desenvolvimento, mas nos reconhecemos que as regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata se ressentem muito de novos investimentos, sobretudo na área de infraestrutura e da capacitação dos jovens. A de se ter um olhar para o interior do Pernambuco”, relata prometendo uma ação mais firme para desconcentrar o volume de investimentos.
 Para Petrolina, ele promete um olhar especial para projetos de ampliação dos perímetros irrigados.      

FONTE: Grande Rio FM

Para Lula, vencer PSB em PE é questão de honra


Cabo eleitoral maior da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula já se movimenta como quem caiu de vez na articulação em favor da reeleição da atual ocupante do Palácio do Planalto. Ele se mexe, direta e indiretamente, junto a forças governistas por todo o país, conversando, ordenando, dando pitacos, para todo o lado. Pernambuco não fica fora dessa movimentação lulista, e aqui é um caso especial, ante a necessidade de ‘dar uma lição’ no governador que até poucos meses atrás era um seu fiel escudeiro.
ME AGUARDEM
O recado aos pernambucanos não poderia ter sido mais explícito quanto o que foi dado por Lula  terça-feira passada, durante a cerimônia em Brasília, quando ele foi homenageado no Congresso: 'Eu quero dizer aos meus companheiros de Pernambuco que me aguardem, que, logo,  logo eu estarei lá'. O recado foi recebido com aparente tranquilidade pelo governador Eduardo Campos. 'Fico tranquilo, eu tenho uma relação com o presidente Lula que vai além das relações conjunturais e eleitorais', contemporizou  o governador pernambucano.
A fixação de Lula por Pernambuco e o embate com o governador Eduardo Campos está explícita no aviso que ele deu ao deputado Dudu da Fonte (PP-PE), de que  irá várias vezes a Pernambuco fazer campanha: “Em 2012, o PT me arrumou uma encrenca lá, mas agora, acabou”.
VENCER PSB: QUESTÃO DE HONRA
 A propósito, diz a colunista Denize Rothenburg, no Correio Braziliense desta quinta-feira, que Lula não mencionou, mas, entre os amigos do ex-presidente, há quem diga que ele coloca como questão de honra vencer o PSB de Eduardo Campos em sua terra natal. 
Fonte: Magno Martins

A charge do dia

Teste da Orelhinha

Mãe e bebê com o aparelhinho no ouvido
Teste da Orelhinha
Não dói, é rápido e gratuito
O Teste da Orelhinha é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do seu filho. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. Recomenda-se que o teste seja feito no primeiro mês de vida, mas todos os bebês devem passar pelo exame.

Como fazer o Teste da Orelhinha
Basta pedir
Lei 12.303/10 obriga todos os hospitais e maternidades do país a realizarem o exame, gratuitamente, nas crianças nascidas em suas dependências. Peça o Teste da Orelhinha. É um direito do seu bebê.

O que fazer se a maternidade ou hospital não tiver realizado o teste

Avise o pediatra ou profissional de saúde logo na primeira consulta. Ele deverá encaminhar o bebê para os locais competentes em sua região
.

Resultado
Com a realização do Teste da Orelhinha dois resultados podem aparecer:
• Se o ouvido do bebê responder aos estímulos do exame, tudo está bem. Seu filho apresenta audição normal e deve iniciar a fala em torno de 1 ano de vida e ser capaz de construir frases simples aos 2 anos. Caso isso não aconteça, peça uma nova avaliação da audição.
• Caso o ouvido do bebê não responda aos estímulos do exame, atenção! Seu filho deverá passar por um acompanhamento que inclui a realização de outros exames para esclarecer se o problema é temporário ou permanente.
Quanto mais cedo, melhor
Caso seja confirmado um problema permanente de surdez, não espere. A criança precisa começar tratamento especializado imediatamente ou, no máximo, até os três meses de vida. A reabilitação inclui aparelho auditivo, terapia fonoaudiológica e, a depender da decisão familiar, o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras). Já existe, inclusive, a indicação de cirurgia em alguns casos: o implante coclear, que já é realizado pelo SUS e tem cobertura obrigatória dos planos de saúde.
O mais importante é que seu bebê faça o exame o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de vida, para que se descubra, com a maior antecedência, se há algum problema auditivo. A descoberta tardia pode dificultar o tratamento, além de prejudicar o desenvolvimento da criança. Seguir essas recomendações faz toda diferença para a saúde auditiva do seu filho.
Mãe e bebê com o aparelhinho no ouvido
Ajude a cuidar da audição do recém-nascido
Recomende o Teste da Orelhinha: rápido, indolor e gratuito

O que é o EOA
O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), mais conhecido como Teste da Orelhinha, é um dos diversos exames para avaliar a integridade da função auditiva. Verifica se a orelha interna (cóclea) está funcionando bem. É realizado em todos os bebês, pois 50% dos casos de surdez não têm causa aparente ou fator de risco que os justifique, havendo a possibilidade de causa genética.

Como o EOA é realizado

É utilizado equipamento digital portátil de tecnologia avançada, capaz de gerar estímulos sonoros e mostrar como o ouvido reage a eles. Pode ser feito com a criança dormindo, pois é rápido, indolor e não tem contraindicação. O resultado sai na hora. É fundamental que o profissional de saúde recomende aos pais ou responsáveis a realização do Teste da Orelhinha antes da alta hospitalar. Se a criança não tiver feito o teste neste período, deverá realizá-lo até, no máximo, 28 dias de vida. A realização após este período é mais difícil, pois o bebê diminui suas horas de sono e aumenta sua atividade motora.

Diagnóstico
Verifique na caderneta da criança o item “triagem auditiva” para saber se ela realizou o teste. Caso as otoemissões estejam ausentes, encaminhe rapidamente para o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta Complexidade ou para algum serviço de referência na especialidade.

Caso o ouvido do bebê não responda aos estímulos, outros exames devem ser realizados para esclarecer se o problema é temporário ou permanente. É necessário que o diagnóstico esteja completo até, no máximo, três meses de vida. Médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos devem orientar os pais. Fatores como internação em UTI neonatal por mais de 48 horas, história de surdez familiar, rubéola e outras doenças aumentam o risco.
Caso seja confirmado um problema permanente de surdez, não espere! A criança precisa começar imediatamente um tratamento especializado. A reabilitação inclui aparelho auditivo, terapia fonoaudiológica e, no caso da decisão familiar, o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras). Já existe, inclusive, a indicação de cirurgia em alguns casos: o implante coclear, que já é realizado pelo SUS e tem cobertura obrigatória dos planos de saúde.
Diagnósticos realizados entre os 6 e os 24 meses já são considerados tardios. Isso traz grandes prejuízos, pois há perda do período crítico para aprendizagem da linguagem, que tem sua plasticidade máxima entre o nascimento e os 6 meses de vida. Isso dificulta o desenvolvimento global da criança, prejudicando sua evolução cognitiva.
Locais de realização do teste de EOA
A Lei Federal 12.303/10 diz que o teste deve estar disponível em todos os hospitais e maternidades. Como ainda não é realidade em todo o país, é importante verificar os locais específicos onde o paciente pode ser prontamente atendido. Peça orientação junto aos órgãos competentes de sua região.
Como oferecer o EOA na minha instituição
Informe à direção da instituição em que trabalha sobre a Lei Federal 12.303/10. O texto é muito claro quanto à obrigatoriedade de maternidades e hospitais públicos e privados oferecerem o Teste da Orelhinha gratuitamente às crianças nascidas em suas dependências. O exame deve ser realizado por profissionais habilitados: fonoaudiólogos ou médicos. É necessário que a equipe receba treinamento técnico adequado para garantir a integração das etapas entre a triagem, o diagnóstico e o tratamento. Não basta apenas adquirir o equipamento.
Para saber mais sobre o EOA, entre em contato com o Conselho Federal de Fonoaudiologia: www.fonoaudiologia.org.br
A cada 10 mil crianças nascidas, vinte têm problemas de audição. Pesquisas comprovam que a deficiência auditiva é a doença mais frequente no período neonatal, superando inclusive as patologias encontradas pelo Teste do Pezinho. Por isso, a importância do Teste da Orelhinha. 

A campanha do Teste da Orelhinha priorizou a divulgação da Lei 12.303/10, que obriga os hospitais e maternidades a realizarem o exame gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências. Além de tornar o teste mais conhecido, o objetivo da campanha foi fazer com que os pais tomassem conhecimento do direito assegurado pela lei a seus filhos recém-nascidos. O que se espera é que hospitais, maternidades e clínicas sejam mais requisitados pelo público a cumprirem a lei, já que grande parte deles ainda não possui equipamento e profissionais necessários para a realização do exame.
A campanha foi criada pelos servidores da Casa e produzida nos estúdios da TV Senado e da Rádio Senado. O material de divulgação da campanha inclui VT, spot de rádio, cartaz, anúncio e folders para os pais e para os profissionais de saúde. As peças estão disponíveis no site www.senado.gov.br/testedaorelhinha , além de serem veiculadas na TV Senado, Rádio Senado, Jornal do Senado e Portal de Notícias da Casa.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pode não cumprir a palavra: Inocêncio já estaria atrás da vice em 2014


Inocencio-new-1
O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR), de 74 anos, que coleciona mandatos consecutivos na Câmara desde a década de 1970, anunciou diversas aposentadorias ao longo de sua carreira, porém sempre voltava atrás. A última, com ato realizado em setembro, foi apresentada como definitiva, mas começa a ter seu prazo de “validade” vencido. Isso porque o republicano tem agido nos bastidores para consolidar um antigo sonho: galgar uma cadeira no Poder Executivo. A nova empreitada, garantem aliados, é ocupar o cargo de vice na chapa de qualquer postulante que venha a ter o apoio do governador Eduardo Campos (PSB).
E ele, apesar de não admitir publicamente a intenção, não tem poupado esforços para isso. Tem conversado pessoalmente, em reuniões reservadas com quem tem poder de indicá-lo. Na última segunda-feira, no mesmo dia em que o PT entregou os cargos da administração estadual, o deputado teve um encontro de uma hora com Eduardo Campos na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda.
“Assim que Inocêncio anunciou a aposentadoria, em setembro, Eduardo Campos enviou uma mensagem ao deputado dizendo que um político com sua trajetória, com sua história, não poderia ser descartado. Ele (Eduardo) disse que Inocêncio teria uma missão mais importante no próximo ano”, garantiu, esperançoso, um aliado do parlamentar. Além da conversa com o governador, Inocêncio “trocou ideias” duas vezes, por telefone, com o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, virtual candidato. O conteúdo da conversa não foi revelado.
Apesar de não ter referendado a anulação de sua “aposentadoria”, Inocêncio está na expectativa da indicação. O deputado teve encontros recentes também com o vice-governador João Lyra, além do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB. Na caminhada para ter o nome referendado, o republicano tem como principal adversário o também deputado federal Raul Henry (PMDB). Os dois nomes atendem a públicos e cenários distintos. Enquanto Henry surge com um eventual recuo da reeleição do senador peemedebista Jarbas Vasconcelos, o nome de Inocêncio é posto na mesa na intenção de assegurar capilaridade para o candidato socialista no interior do estado.
“Quinta-feira eu falei com ele (Inocêncio) por telefone, mas desconheço (a intenção dele de disputar nova eleição) e não sei de nada sobre esta movimentação. Mas o que eu posso dizer é que qualquer chapa marjoritária em Pernambuco seria engrandecida com sua candidatura”, disse o primo e herdeiro político de Inocêncio, o deputado estadual Sebastião Oliveira, também do PR.
Do Diário de Pernambuco

''Eduardo não sabe onde está se metendo'', avisa Lula


 O ex-presidente Lula da Silva criticou os presidenciáveis
Eduardo Campos, do PSB, e Aécio Neves, do PSDB, em almoço com a bancada do bloco PTB-PR-PSC no Senado, relata Felipe Patury, na sua coluna da ÉPOCA. De acordo com um senador presente ao encontro -- diz o colunista -,Lula disse que Eduardo Campos não sabe onde está se metendo. Segundo esse relato, Lula apontou o fato de Marina Silva, que ingressou no PSB junto com seu partido, o Rede, ter uma pontuação nas pesquisas eleitorais superior à de Campos e Aécio.

'A sombra de Marina é muito maior que o candidato Eduardo, assim como a de (José) Serra (ex-governador tucano de Sâo Paulo) é maior do que a de Aécio', disse Lula, segundo o relato.
'Aí, um gaiato disse: a sua [sombra] também é maior do que a da (presidente) Dilma (Rousseff)', contou o senador.
Lula descartou a volta: 'Eu já fui.'
Em seguida, relatou o senador, Lula completou o raciocínio, mudando o tom:
'Mas estou bem. Se me encherem o saco, voltou em 2018.'

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Senado proíbe produtos infantis que imitem cigarros


Produção de cigarro em boneca
Qualquer tipo de imitação de cigarros em produtos fabricados para crianças e adolescentes pode ser proibido no país. Se nenhum parlamentar apresentar recurso para que a matéria seja votada no plenário do Senado, o texto do Projeto de Lei Complementar 17/2010, aprovado hoje pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, vai direto à sanção presidencial.
Para a relatora da matéria, senadora Ana Rita (PT-ES), por não terem ainda maturidade suficiente, crianças e adolescentes são, em geral, mais suscetíveis às sugestões de propagandas e produtos desse tipo. “Muitos dos hábitos da vida adulta são formados ou adquiridos ao longo da adolescência”, alertou.
Ana Rita ressaltou que normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já estabelecem restrições a produtos que imitem cigarros, mas ressaltou que, atualmente, as limitações são apenas para alimentos.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A charge do dia

Prefeitura de Penaforte - CE abre concurso público com 130 vagas

Prefeitura de Penaforte - CE abre concurso público com 130 vagas Nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013, a Prefeitura de Penaforte, município cearense, abriu inscrições para o concurso público nº. 001/2013, que visa preencher 130 vagas de todos os níveis de escolaridade.
Os salários variam entre R$ 690,00 e R$ 7.117,00, com jornadas de 20 e 40 horas por semana. Veja abaixo todas as oportunidades:
  • Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (33+3 PNE) e Motorista (23+2 PNE);
  • Nível Médio/Técnico: Auxiliar Administrativo (17+2 PNE), Agente Comunitário de Saúde (4), Agente de Endemias (2), Técnico em Enfermagem (3), Operador de Máquina Pesada (2) e Agente da Guarda Municipal (8);
  • Nível Superior: Psicólogo (2), Professor de Educação Básica I - Artes (2), Professor de Educação Básica I - Ciências Biológicas (3), Professor de Educação Básica I - Educação Físicas (2), Professor de Educação Básica I - Geografia (2), Professor de Educação Básica I - História (2), Professor de Educação Básica I - Letras (3), Professor de Educação Básica I - Matemática (3), Professor de Educação Básica I - Pedagogia (8), Enfermeiro (1), Médico (2) e Odontólogo (1).
A triagem dos candidatos será por meio de prova objetiva, prevista para 8 de dezembro de 2013. O conteúdo programático consta no edital.
Para participar, o interessado deve se inscrever pelo site da organizadora, que é www.institutocidades.org.br, até 18 de novembro de 2013, além de pagar uma taxa, no valor de R$ 50,00 para nível fundamental, R$ 70,00 para médio e R$ 100,00.
Esse certame valerá por dois anos, a contar da homologação do resultado, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Consulte o edital na íntegra disponível em nosso site, onde há dados detalhados.
Jornalista: Mariana Bandoni

Maceió-AL: Brasil precisa de mais investimentos federais em Saúde e Educação

Everaldo-Pereira-PSC-Alagoas-set13-IMG-0273-w1
Em Maceió, falamos de planejamento e organização, mas também de políticas públicas em defesa da família e da vida, pela consolidação da democracia brasileira com justiça social. Demonstrei alguns problemas do atual governo, em nível federal. Isto aconteceu durante mais um Encontro Estadual do PSC-AL, presidido pelo economista Marcos Calheiros, numa reunião com representantes do partido que vieram de muitos municípios alagoanos.
encontro-psc-alagoas-w3
Disse na ocasião que o governo federal deixou reservado no orçamento da União, que é de 2 trilhões, 276 bilhões, apenas 4,36% destinado para a Saúde.
Comentei também os números da educação! Enquanto o município tem que aplicar no mínimo 25%, e o estado tem que aplicar no mínimo 15%, o governo federal destinou para Educação apenas 3,47% do orçamento
Com coisas assim, sabe o que acontece? São dez anos do governo federal atual e estamos tendo que importar médicos! Não é possível. Se a gente tivesse investido em educação e saúde um pouquinho mais, nós hoje não estaríamos com médicos suficientes por aí? E tem outras classes profissionais com oferta insuficiente de mão de obra. Engenheiro, por exemplo, também está uma espécie rara no Brasil.
A nossa Educação e a Saúde no Brasil estão carentes de mais investimentos. Enquanto isso é destinado quase 41% pra pagar dívida e serviço da dívida, 920 bilhões de reais!
Everaldo-Pereira-PSC-Alagoas-visita-senadores-IMG 0322-w4
Recebemos no encontro do PSC, sábado, 28/9, no Hotel Ponta Verde, a visita de cortesia e a saudação dos senadores daquele estado, Renan Calheiros (presidente do Senado, do PMDB) e Benedito de Lira (PP). Iniciativas como essas só reforçam nossa certeza da importância do PSC no cenário nacional.
Em Alagoas, o PSC tem três prefeitos, quatro vice-prefeitos, 36 vereadores, uma deputada estadual, Thaíse Guedes, e 80 diretórios registrados.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A charge do dia

Bolsa Família completa dez anos e terá de ser mantido


DO BLOG DE RENATO RIELLA 
 No momento em que a Bolsa Família completa dez anos, a pergunta que se faz é: algum presidente não petista, se eleito, suspenderá este programa?
A resposta é não. Na próxima campanha eleitoral, um ou outro pode apontar falhas, mas dizer que vai acabar é praticamente impossível, e não somente porque pode perder milhões de votos.
Na verdade, o Bolsa Família tem conseguido reduzir as disparidades sociais no Brasil. De acordo com os dados do governo federal, contempla hoje 13,8 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas, e já tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema.
Lançado pelo então presidente Lula em 20 de outubro de 2003, o Bolsa Família – que beneficia famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa – completa dez anos como o principal programa de seguridade social do país.
No dia 15 de outubro, o governo brasileiro recebeu o Award for Outstanding Achievement in Social Security, prêmio da Associação Internacional de Seguridade Social (Issa, na sigla internacional em inglês), em reconhecimento ao sucesso do Bolsa Família no combate à pobreza e na promoção dos direitos sociais da população mais vulnerável do país.
Segundo a ISSA, o programa é o maior do mundo em transferência de renda, com um custo relativo baixo, equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O orçamento do Bolsa Família em 2013 é aproximadamente de R$ 24 bilhões.
O governo alega que a frequência escolar de mais de 16 milhões de alunos é acompanhada a cada dois meses. Conhecendo o Brasil, devemos desconfiar da eficiência desse procedimento, mas o certo é que expectativa de vida vem crescendo, mortalidade infantil vem caindo e a confiança do brasileiro é ampliada ano a ano.
Quanto ao rendimento escolar, este é péssimo e o Brasil faz feio na área da educação, onde os sucessivos governos não descobriram a fórmula para reduzir o analfabetismo e a repetência.
Mas o Bolsa Família chegou para ficar. Esperamos que seja aperfeiçoado depois do debate eleitoral do próximo ano.

Coluna da segunda-feira


      Rompimento às claras
O senador Humberto Costa e o deputado João Paulo não deram as caras, ontem, na reunião do diretório estadual do PT, que decidiu pela entrega dos cargos que o partido ocupa no Governo Eduardo e na Prefeitura do Recife. Por extensão, foi incluída a Prefeitura de Paulista, para amaciar o ego do deputado Sérgio Leite.
As duas principais lideranças, entretanto, conduziram todo o processo e a estratégia que levaram a cabo o que já se esperava. Humberto e João, derrotados juntos numa chapa para prefeito do Recife na eleição passada, estão rompidos com o governador Eduardo Campos desde o pleito passado e querem que o partido tome o mesmo rumo.
Na entrevista após a reunião do diretório, o presidente estadual da legenda, Pedro Eugênio, não usou o termo rompimento, mas independência, seguindo a mesma postura do governador quando entregou os cargos do PSB à presidente Dilma.
Na realidade, tanto o PSB quanto o PT evitam assumir o rompimento para dar tempo ao tempo. No caso de Eduardo, o que está em jogo é à governabilidade. Ele teme retaliações do Planalto ao Estado se antecipar que está do outro lado do balcão.
Quanto ao PT, grande parte das suas lideranças teme também retaliações aos prefeitos do partido e lideranças interioranas, principalmente os deputados, que já estão em campanha na tentativa de renovar seus mandatos.
Coube ao candidato a presidente do PT, Bruno Ribeiro, pela tendência CNB, fazer o discurso mais transparente, na medida em que afirmou que o rompimento, se não ocorrer agora, de imediato, um pouco a frente será o caminho mais natural.
Até porque, segundo ele, o governador optou por um discurso hostil ao PT, tentou enfraquecer o partido na Alepe, tirando dois deputados para o PSB e transformou o Estado no maior armamento antipetista do País.
BATEU, LEVOU!– O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, cuspiu fogo, ontem, ao ler neste blog as críticas contundentes de Bruno Ribeiro, que disputa à presidência do PT pela corrente CNB, de Humberto e João Paulo. “Trata-se de um oportunista, que come no prato que comeu. Por que ele não falou mal do governador quando ocupa posição de destaque num conselho estadual?”.
Policiais disfarçados– Um integrante da corrente petista derrotada, ontem, na reunião do diretório estadual, que optou pela entrega dos cargos ao governador, promete requisitar as imagens do circuito interno do hotel em que ocorreu a reunião para provar que a CNB contratou policiais à paisana.





Intolerância e burrice– A deputada Teresa Leitão abandonou a reunião do diretório pela metade e aos jornalistas fez o seu desabafo. “O partido precisa se reconstruir. Ele tem que juntar os seus cacos calmamente, com paciência, com tolerância. Isso foi uma atitude de intolerância. Negar o debate num momento de extrema crise, além de burrice política, é intolerância”.
O quinhão do PT- O PT só ocupa uma pasta na Prefeitura de Paulista. Trata-se de Meio Ambiente, entregue ao ambientalista Fábio Barros, que até então como militante petista tinha ligações com o deputado Sérgio Leite. Uma fonte ligada ao prefeito Júnior Matuto garante, no entanto, que o PT ocupa mais de 70 cargos no segundo e terceiro escalões.
Sem cara a cara – O PT vai pedir, formalmente, uma audiência com o governador para entregar os cargos, segundo ficou acertado na reunião de ontem. Presidente estadual da legenda, o deputado Pedro Eugênio queria a conversa para hoje, mas Eduardo estará em São Paulo, para um encontro com a ex-senadora Marina Silva.

CURTAS
ISSO É O PT – Enquanto na reunião do diretório estadual do PT, ontem, num hotel em Boa Viagem, o deputado Manoel Santos exibia um chapéu de cangaceiro, o vereador Jurandir Liberal, ex-presidente da Câmara, era visto de bermuda rasgada e tênis. Isso sem falar em militantes que usavam camisetas como se fossem à praia.
ALIANÇA– O presidente do PT, Pedro Eugênio, deixou uma janela aberta, ontem, para uma composição com a candidatura a governador do senador Armando Monteiro Neto. Quando provocado por jornalistas a tratar do assunto, afirmou que o partido ainda vai colocar a questão em discussão. “Tanto podemos ter candidato próprio como fazer uma aliança com o PTB”, disse.
Perguntar não ofende: Quem será o primeiro petista a não dar expediente hoje no Governo Eduardo?
'Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão'. (Provérbios 28-1)
Fonte: Magno Martins

sábado, 19 de outubro de 2013

Armando Monteiro sugere que, se for governador, manterá o Pacto pela Vida


Alexandre Albuquerque/divulgação
Pré-candidado declarado ao governo do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) defendeu na manhã desta sexta-feira (18) que o Pacto pela Vida – programa de segurança pública do Governo de Pernambuco (Eduardo Campos) – deve se transformar em política de Estado.
A declaração foi feita no seminário “Política Criminal: os desafios de Pernambuco e do Brasil”, na Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), que contou também com a participação do senador Pedro Taques (PDT-MT) e de especialistas em segurança pública, a exemplo do sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton, que coordenou o Pacto pela Vida.
Armando destacou a importância do programa após ouvir a exposição de Ratton sobre os resultados da política pública de segurança em Pernambuco adotada pelo Governo Eduardo Campos (PSB).
“Quero ao mesmo tempo destacar esta experiência de Pernambuco. Eu acho que o Ratton disse bem. Isto não pode ser algo que esteja associado a um período administrativo ou há um ciclo político. Esta institucionalidade do Pacto pela Vida tem que de alguma maneira se transformar, por assim dizer, em algo do Estado, em uma política de Estado. Não há como desmontar isto, nesta institucionalidade, neste desenho. É claro que mudam os atores. É possível fazer mais, é preciso, com a experiência inclusive que já está aí à disposição, reorientar algumas ações, redefinir algumas prioridades, mas não há como quebrar isto, que corresponde a uma conquista extraordinária de Pernambuco. Então, eu quero dizer que como agente politico, independente de qualquer circunstância, eu tenho esta compreensão”, afirmou o senador, que, entretanto, tem feito críticas ao governo do Estado, na mesma linha de Eduardo, de que se pode fazer mais e melhor.
Em sua intervenção no seminário, o senador Pedro Taques falou sobre o trabalho que vem realizando como relator do Novo Código Penal. Ao lado de Armando Monteiro, ele integra a Comissão Especial do Senado que está discutindo o tema.
Taques defendeu a necessidade de adaptar o novo código à atual realidade do País, lembrando que a última legislação penal foi elaborada em 1940. “A sociedade de 1940 era rural, hoje é urbana. Precisamos adaptar o código à realidade histórica que nós vivemos. Se a sociedade muda, as leis também precisam ter estas modificações”. O senador informou que já analisou mais de mil emendas dos parlamentares e que em 20 dias devo entregar o seu relatório.
Também participaram do seminário o presidente da FIEPE, deputado federal Jorge Corte Real, o pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), Leandro Piquet, o secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti e do doutor em Ciência Política e professor da PUC de Minas Gerais, Luiz Sapori. Informações postada no Blog de Jamildo.

Pernambuco não terá horário de verão


horario-de-verao2
Atenção. Em algumas regiões do Brasil, o horário de verão começa na madrugada deste domingo (20). Em Pernambuco não precisa mexer no relógio, mas a população das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vai viver uma hora na nossa frente até 16 de fevereiro de 2014.
Fiquem atentos: Horários das agências bancárias seguem o horário de verão de Brasília, ou seja, bancos abrem a partir de segunda-feira (21) uma hora mais cedo. 
Fonte: Lagoa Grande Noticia

Lula articula com Temer o 'cerco' a Eduardo


  







  



 Lula deflagrou ontem a estratégia para tentar isolar Eduardo Campos (PSB) na disputa pela Presidência. Segundo Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo, o petista se reuniu com o vice-presidente da República, Michel Temer, em seu instituto. Acertaram a criação de um grupo para evitar atritos entre PT e PMDB que prejudiquem a campanha de Dilma Rousseff. O ex-presidente recebeu ainda o ex-governador Paulo Hartung (PMDB-ES), de quem se afastara desde que deixou a Presidência, para discutir o quadro político no Estado.

Lula ficou de conversar com Rui Falcão para indicar os nomes do conselho. Defendeu Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, mas não falou em retirar a candidatura de Lindbergh Faria (PT) ao governo do Rio. Os dois avaliaram que, na troca das pastas, no ano que vem, o ideal é que sejam ocupadas por políticos, e não 'tecnocratas''.

AXADO DE CEDRO-PE VAI FAZER APRESENTAÇÃO EM LAGOA GRANDE-PE





GRUPO DE XAXADO "BANDOLEIROS" CEDRENSE DE CEDRO É CONVIDADO PARA SE APRESENTAR NAS FESTIVIDADES DA UVA E DO VINHO EM LAGOA GRANDE-PE NOS DIAS 14, 15 E 16/13, A FESTA RECEBE UM PUBLICO DE MAIS DE 30 mil PESSOAS POR DIA, A "VINHUVA FESTE" COMO É CONHECIDA, É UMA DAS MAIS CONHECIDA DO NORDESTE RECEBENDO UM PUBLICO INTERNACIONAL QUE VISITA A FEIRA DA UVA E do VINHO... O GRUPO RECEBEU O CONVITE DA ADMINISTRAÇÃO DO EVENTO, O AMIGO CARLOS SILVA, QUE ENTROU EM CONTATO COM O THIAGO ASSUELHO RESPONSÁVEL PELO O GRUPO. O GRUPO DE XAXADO ESTÁ EXISTENTE A MAIS DE 5 ANOS NA CIDADE DE CEDRO E CONTA COM O APOIO DE ADMIRADORES DA DANÇA.

Fonte: Thiago Assuelho Coordenador do Grupo de Xaxado de Cedro-PE.

Popularidade do governo é foco da estratégia de Dilma



Mesmo diante da mudança no cenário de candidaturas para a corrida eleitoral do ano que vem, a presidente Dilma Rousseff tende a se concentrar em medidas que ajudem a assegurar a popularidade do governo. Esta é a avaliação que toma corpo entre petistas próximos ao Palácio do Planalto. Em resumo, a ordem é fazer com que a presidente deixe de lado o confronto direto – principalmente com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que o governo prefere manter o mais longe possível dos holofotes -, para investir no que pode lhe render uma imagem positiva: viagens pelo país, inaugurações, lançamentos de novos projetos e anúncios de resultados.
A conta feita por aliados da presidente é a de que mais vale garantir que o eleitor esteja satisfeito, a ponto de preferir não se arriscar numa mudança, a embarcar num enfrentamento com possíveis rivais.
(Blog Poder Online - Clarissa Oliveira)

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeitura de Cedro e Governo do Estado assinam convênio para asfaltamento da cidade


Diversas ruas de Cedro serão calçadas graças a um convênio celebrado entre a Prefeitura do Município com o Governo do Estado no valor de R$ 563.875,01.
Serão pavimentadas as ruas Tiradentes, Sete de Setembro, Francisco Filgueira Sampaio, Rua da Matriz, Praça da Matriz, Manoel Joaquim Leite, Major Antonio Bêm, Antônio Marinho e o entorno da Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O município entrará com uma contrapartida no valor de R$ 36.124,99. O asfaltamento é uma reivindicação antiga da população e chega em um momento importante para o município.
Fonte: Blog Alvinho Patriota

Campanha para tirar o primeiro título começa dia 21 de outubro


Antes de procurar o cartório, o eleitor deve obrigatoriamente fazer o agendamento no site www.tre-pe.jus.br / serviços ao eleitor / agendamento título eleitoral. No dia em que for ao cartório, ele deve levar o RG original ou certidão de nascimento, bem como comprovante de endereço, que pode ser uma conta recente de luz, telefone, etc. Segundo o TSE, não serão aceitos como documentos a Carteira Nacional de Habilitação – CNH – e o novo modelo de passaporte, por não conterem, respectivamente, nacionalidade/naturalidade e filiação. No caso dos rapazes, é preciso levar ainda a quitação do serviço militar. Evitando filas  Conforme dados levantados pela Justiça Eleitoral, no final do alistamento (realizado nos anos em que há eleição), as filas costumam triplicar por conta da grande quantidade de jovens que procuram o cartório. Como em 2014 haverá eleição, é importante que o jovem se antecipe e não deixe para tirar o documento na última hora, momento em que muitos também procuram o cartório para fazer transferências, tirar segunda via, pagar multas, etc.

Marina trará evangélicos para Eduardo, diz Malafaia


 
















      Um dos mais influentes líderes evangélicos do país, o pastor Silas Malafaia acredita que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidenciável do PSB, conquistará boa parte do eleitorado protestante. Segundo Malafaia, esse será um dos resultados da adesão ao PSB deMarina Silva e do Rede Sustentabilidade, o partido que ela criou. 'Muito evangélico é simpático a Marina. Ela é influente', diz o pastor.
Marina, ela própria, é evangélica e, em 2010, obteve boa parte de sua expressiva votação (20% no primeiro turno) com esse eleitorado.'Eduardo Campos deu um golpe de mestre', diz Malafaia. O pastor afirma ainda que os evangélicos também devem se sensibilizar pela família de Eduardo Campos, pai de quatro filhos e cuja mulher, Renata, espera o quinto. 'Ele é um bom pai de família e, numa sociedade como a nossa, isso é positivo', diz.(ÉPOCA - Felipe Patury)

Eduardo e Marina vão explorar 'pavio curto' de Dilma



Entre as estratégias da chapa Eduardo Campos e Marina Silva, traçadas nesta semana para enfrentar a superestrutura da campanha de reeleição do PT, ficou definido que a ex-senadora continuará na linha de frente, polarizando com a presidente Dilma Rousseff, e levando-a a “morder a isca”. Eduardo também continuará fazendo críticas, mas em tom mais ameno porque saiu há pouco do governo. Daqui a dois meses, em dezembro, Marina e Campos vão iniciar uma maratona de viagens juntos para cobrir todos os estados.

“Se depender de nós, não vamos fazer o debate do Brasil no ringue. Não é nosso jeito de fazer política”, disse Eduardo Campos na última quarta-feira. Mas, na apresentação da cúpula da Rede feita por Marina, chegou-se à conclusão de que Dilma “não tem estômago de avestruz” e não aceitará calada as críticas. Os socialistas festejam o fato de a presidente estar polarizando o embate com eles, e não com o tucano Aécio Neves (MG).

CASCAS DE BANANA

O governador, por sua vez, tem alertado os aliados sobre a tentativa dos adversários de insuflar a disputa dos dois pela cabeça de chapa. “Vão tentar colocar cascas de banana e tentar nos intrigar”, ressaltou. Também nesta semana, ao ser entrevistado pelo canal católico Rede Vida, Campos se colocou como o candidato que irá para o segundo turno e criticou “a falta de credibilidade do governo Dilma e o caos em áreas estratégicas”, como saúde, educação e segurança. (Da Agência O Globo)

Coluna da sexta-feira


Por uma CTTU menos incompetenteCarlos Cavalcanti (Redator-interino)
Que a administração do prefeito Geraldo Julio (PSB) caminha para se tornar uma das maiores piadas dos últimos tempos não é novidade. Marinheiro de primeira viagem, o gestor, vendido aos recifenses pelo governador Eduardo Campos (PSB) como um exemplo de competência, criatividade e perseverança, ou não é nada do que foi exibido em seu guia eleitoral ou é “vítima” da incompetência do seu primeiro escalão.

Quer exemplo de piada e desorganização maior que a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU)? Uma ferramenta que, em tese, deveria servir para aliviar os diversos transtornos vivenciados por motoristas e pedestres que precisam trafegar pela capital pernambucana, hoje, atua como um catalisador de problemas.
A Avenida Governador Agamenon Magalhães, uma das principais vias da cidade, quando não está intransitável, é motivo de comemoração. Contudo, nos últimos três dias, achando pouco o tormento vivenciado por quem não possui outra alternativa, os agentes da CTTU decidiram dar uma “mãozinha” e, no auge da sua burrice e/ou incompetência, ao atender ao chamado de dois motoristas envolvidos numa batida, parara o carro da viatura ao lado do acidente, interditando assim não apenas uma faixa, mas duas.
Presidida por Taciana Ferreira, a companhia consegue o feito de dar um show quando o assunto é “como não gerenciar uma equipe”. Após meses ouvindo as queixas da população, a CTTU decidiu colocar seu efetivo de volta às ruas. Voltaram os agentes, e, com eles, seus smartphones, que, somados com a falta de vontade de trabalhar dos funcionários, transformam os guardas em verdadeiros figurantes.
Enquanto o caos impera nas grandes e pequenas vias da capital pernambucana, os agentes da CTTU podem ser facilmente vistos perdidos nos deleites oferecidos pela tecnologia. A direção da companhia possui conhecimento dos inúmeros atropelos do seu funcionário, mas ou nada faz, ou suas ordens não são acatadas.
Mas a fábrica de multas, ah, essa não pode parar e continua funcionando a todo vapor, eficiente como só ela.
O que falta para um prefeito que é notoriamente pautado pela imprensa perceber que de todos os cânceres da sua administração, a CTTU, atualmente, é um dos mais preocupantes?

Negligenciados - Moradores de Toritama que comercializam seus produtos no Polo de Confecções do Agreste se mostraram indignados com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), responsável por articular uma reunião entre representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e o Governo de Pernambuco. Os comerciantes de Toritama questionaram a postura do parlamentar e indagaram se o polo é constituído apenas por trabalhadores da cidade vizinha.

Real interesse - Cresce cada vez mais o número de parlamentares que comemoram a aprovação do projeto de lei que permite a criação de novos municípios. O pleito, bastante polêmico, foi atendido na última quarta-feira pelo Senado Federal e segue agora para sanção presidencial e, caso passe ileso pena caneta de Dilma Rousseff (PT), pode fazer brotar mais de 180 municípios no país. Mas essa excitação parlamentar reflete genuinamente a vontade do povo ou demonstra o alívio daqueles podem ganhar novos espaços para alocar seus pares?
Duas conversas - O Estado de S. Paulo revelou, ontem (17), que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda mantém diversos cargos estratégicos no governo Dilma Rousseff (PT), uma decisão que, de certa forma, soa, no mínimo, como hipocrisia. Enquanto um sem número de socialistas suplicam aos petistas que entreguem os postos que ocupam em suas administrações, esses mesmos socialistas fazem vista grossa para o que acontece nos corredores do Governo Federal e continuam a mamar nas tetas do Palácio do Planalto.
O valor de uma vida – A população de Pernambuco assistiu, nos últimos dias, a velocidade e a dedicação da polícia na tentativa de elucidar os mistérios que rondam a morte do promotor de Itaíba, Thiago Soares, assassinado na manhã da última segunda-feira (14). Enquanto aplaudem a destreza das autoridades estaduais, os pernambucanos indagam se a vida de um agente público possui valor mais alto que a de um cidadão comum, visto que uma força tática de tal magnitude surge apenas e tão somente quando o crime envolve um membro do alto escalão da administração pública.
CURTAS
O povo quer trabalho - Enquanto o secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, ostenta um largo sorriso por estar perto de entregar a obra de restauro da PE-49, leitores cobram atenção do Governo de Pernambuco para as rodovias PE-41 e PE-45, que, segundo eles, atestam a ineficiência da atual gestão do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
Mostrando serviço – Mal chegou à chefia do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira tratou de anunciar a nova forma de atuação da pasta e, claro, não perdeu a oportunidade de alfinetar seu antecessor, Fernando Bezerra Coelho (PSB). “Este material estabelece uma nova forma de atuação, mais equilibrada, para que toda a população seja alcançada”, disse o novo ministro.

Perguntar não ofende: Quantas reuniões o PT de Pernambuco vai precisar fazer para decidir se entrega ou não os cargos que ocupa nas gestões do PSB?

Fonte: Magno Martins

A charge do dia

Conselhos tutelares recebem investimento de R$ 54 milhões



Conselheira tutelar de Samambaia (DF) conversa com adolescente
Conjuntos de equipagem são formados por um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador (Elza Fiúza/Abr)
Hoje (14), a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), faz a entrega de conjuntos de equipagem para 1.000 conselhos tutelares de todo o País. Esses conjuntos são formados por um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador. O investimento total nesse programa é de R$ 54,3 milhões.
A fim de fortalecer a ação dos Conselhos Tutelares, presentes em 99% do território nacional, o governo faz a distribuição dos conjuntos de equipamentos, oferecendo estrutura para que eles possam proteger os direitos das crianças. Com esse mesmo objetivo, o governo criou o programa de Escolas de Conselhos Tutelares, presente em 18 estados da federação, que oferece cursos de capacitação e qualificação.
Foi iniciado ainda, o projeto de Conselhos Tutelares de Referência, com a meta de construir uma unidade padrão em cada capital, ao custo de R$ 600 mil por edifício. Com isso, o País caminha para atender as demandas da área do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3) e a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantindo a convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes.
Denúncias
O Disque Direitos Humanos – Disque 100, serviço de utilidade pública da SDH/PR, que recebe denúncias de violações de todo o País, sete dias por semana, 24 horas por dia, incluindo casos que envolvam crianças e adolescentes. Criado há dez anos, o Disque 100 já recebeu mais de 400 mil denúncias, sendo que desde 2011 o serviço faz o registro, encaminhamento e monitoramento de todos os casos.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Eduardo diz que não fará do debate eleitoral um ringue



















Ao deixar uma reunião de quase duas horas com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e alguns integrantes da Rede Sustentabilidade, em Brasília, o governador Eduardo Campos (PSB) afirmou, nesta quarta-feira (16), que não fará do debate eleitoral um ringue. De acordo com o gestor, no encontro desta manhã, foi feita uma saudação à aliança firmada entre o Partido Socialista Brasileiro e Marina.

"Se depender de nós, não faremos do debate sobre o Brasil um ringue. Não é o meu jeito, nem o jeito da Marina fazer política", respondeu, ao ser perguntado sobre as críticas dos adversários à parceria das duas legendas. Eduardo afirmou que, na reunião, ela agradeceu a acolhida que recebeu do PSB.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que estava presente ao encontro, disse que Eduardo garantiu que as duas legendas devem evitar “as cascas de banana”.

O governador se referia as tentativas dos adversários de pôr ele e ex-senadora um contra o outro numa disputa de quem seria o candidato a presidente no próximo ano. "Temos de estar vacinados em relação a isso", opinou Rollemberg.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homem encapuzado rouba residência em Cedro-PE


Um homem encapuzado e armado assaltou uma residência na cidade de Cedro-PE, por volta das 7h15 do último sábado (12), feriado do Dia das Crianças. Segundo informações da Polícia Militar, o criminoso invadiu a casa, anunciou o assalto e roubou uma quantia de R$ 400,00.
O assaltante fugiu da residência antes da chegada da polícia, que fez buscas pela localidade, mas não o encontrou. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil local, que já iniciou as investigações para chegar à autoria do crime.
Fonte:Blog Alvinho Patriota

Patrocinador

Patrocinador
"Lutar pelo Social será minha Bandeira."

Hora Certa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...